Cadastre o seu WhatsApp e receba um Cupom de Desconto para uma sessão de terapia.

Tratamento

Como tratar a depressão?

Tratamento para depressão em Guarulhos

O que é a depressão? Quais os sintomas? Qual melhor tratamento?

Saiba como sair rápido da depressão?

​Um bom psicólogo pode te ajudar a sair da depressão de forma rápida e segura, sem reincidências.
Sabemos que tanto a depressão quanto a ansiedade, são queixas frequentes no consultório de psicologia e psiquiatria não é de hoje, mas sim há longas datas.
Através da terapia cognitivo comportamental, conseguimos aliar e otimizar o processo terapêutico dessas queixas, aplicando o que há de mais moderno e atual na ciência da psicologia.
Focada na psicoterapia de alta performance, com focos em resultados e melhora real, em poucas sessões as queixas começam a ser minimizadas e os sintomas da depressão e da ansiedade atenuados. Atualmente nossa clínica de psicologia em Guarulhos, localizada no Bom Clima em Guarulhos, conta com uma equipe multidisciplinar em saúde mental, que visa alcançar esses objetivos, através do atendimento humanizado e individualizado, trabalhando as questões individuais de cada paciente.

Segundo uma pesquisa encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, cerca de 45% da população mundial apresentou significativa piora no quadro geral de saúde metal. O Brasil por sua vez com 53% dos entrevistados relataram crítica piora no quadro de saúde mental mencionando piora na qualidade do sono, sintomas severos de depressão e ansiedade.
Nossos psicólogos da Aster Psicologia e Psiquiatria em Guarulhos tem ampla vivência para trazer e amenizar a melhora nesse quadro clínico. Marque hoje mesmo a sua pré consulta e dê o primeiro passo para a melhora na sua qualidade de vida.

O que é o Transtorno Depressivo Maior?

​Popularmente conhecido como depressão pode ter de origem hereditária ou causada por grandes perdas, sua característica principal é a baixa produção de hormônios, que como consequência gera tristeza profunda e o desinteresse nas atividades diárias.

Quais os tipos de depressão?

Depressão maior: é a mais genérica e comum sendo dividida em três graus
Depressão maior leve
Depressão maior moderada
Depressão maior grave

Pode ser causada por perdas de pessoas queridas, estresse, diversos tipos de traumas, perda do emprego, separação e divórcio, luto, doenças crônicas e outros.
Depressão Sazonal: Comum na Noruega, Dinamarca, Norte dos Estados Unidos, Canadá e Islândia, por conta do inverno, diminui o contato com a luz Solar que afeta os indivíduos mais suscetíveis que se tornam deprimidos nas épocas de frio extremo.

Distimia: é a depressão que apresenta sinais leves e por um longo período, por dois anos ou mais, a pessoa aprende a viver com aquilo, causando prejuízos físicos e mentais.
Depressão Atípica: essa se diferencia pelos sintomas como: insônia, aumento do apetite, e a piora dos sintomas no final do dia e a pessoa se torna mais sensível e irritável.
Depressão Psicótica: é uma das mais sérias, porque além dos sintomas corriqueiros, tem como agravante os delírios de perseguição ou a sensação de que algo ruim pode acontecer a qualquer momento. Pode também se misturar a realidade com a fantasia.

Depressão Mista: Foi descoberta na última década, já que tem como principais sintomas: irritabilidade, pensamento acelerado, comportamentos compulsivos, de compras, de sexo ou na forma de interagir com as pessoas. Muitas vezes confundida com ansiedade.

Depressão Melancólica: os sintomas de tristeza profunda, falta de interesse e angústia se intensificam tornando o caso mais grave, os sintomas são mais intensos de manhã e ao longo do dia apresenta uma melhora, por isso a ajuda de familiares e amigos são essenciais para evolução do indivíduo, já que o desejo de ficar em casa, impossibilita a busca por especialistas.
Depressão Pós-parto: é causado pela queda de determinados hormônios que em mulheres suscetíveis acaba se tornando depressão, impossibilitando os cuidados com o recém nascido e o não aproveitamento da maternidade.

Quais os sintomas da Depressão?

Os principais sintomas da depressão são:
Desinteresse nas tarefas do dia a dia
Alterações na libido
Alterações no apetite
Cansaço físico e mental
Sensação de vazio
Tristeza
Pensamentos frequentes de morte e suicídio
Angústia
Desânimo
Apatia
Sentimento de estar doente
Insônia ou excesso de sono
Perda ou ganho de peso

Outros Sintomas da depressão:
Humor depressivo
Ansiedade
Angústia
Desânimo
Cansaço
Dores
Insônia
Diminuição da libido
Dificuldades de concentração
Problemas gástricos
Esses são apenas alguns das dezenas de sintomas causados pela depressão. Pode se conferir ainda outras queixas dependendo do grau do estado depressivo do indivíduo.

Como tratar e curar a depressão?

O tratamento mais adequado para o transtorno de depressão maior seria acompanhamento psicológico através da psicoterapia para depressão e em algumas ocasiões consulta com médico psiquiatra, pois ele fará a prescrição de remédios antidepressivos, exames detalhados para diagnóstico e descarte de outras hipóteses, dessa forma os medicamentos indicados por um psiquiatra auxiliarão no processo de cura da depressão.

De toda forma, nos casos de depressão e seus sintomas, mesmo com a suspensão dos medicamentos é importante a continuidade do tratamento psicológico com psicoterapia, pois a depressão pode eventualmente retornar e em alguns casos levar o paciente a estaca zero do tratamento para depressão.

Escrito por Helen Vieira de Almeida, psicóloga clínica em Guarulhos. Atende adultos, casais e famílias, idosos e terceira idade, oferece psicoterapia através da abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental, atende todos os dias da semana na clínica Aster Psicologia e Psiquiatria Guarulhos no bairro do Bom Clima.

Referências Bibliográficas
Transtorno Depressivo Maior.Tua Saúde, 2021. Disponível em< https://www.tuasaude.com/transtorno-depressivo-maior/ > Acesso em 26 de out. de 2021.
BIERNATH, André. Quais são os principais tipos de depressão. Veja Saúde. Disponível em: https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/quais-sao-os-principais-tipos-de-depressao/ Acesso em 26 de out. de 2021.

Cupom para uma sessão de terapia

Informe seu nome e e-mail abaixo para receber seu cupom de desconto