Você sabe quando a ansiedade se torna patológica?
O cantor Wesley Safadão disse em seu último show: “Estou faz três dias sem conseguir dormir. Para quem não está entendendo, o que o Safadão tem, na verdade, é cabeça, é mental. Me deram um sossega leão antes desse show, consegui cochilar umas horinhas, e consegui fazer esse show. São dias delicados, eu não venho muito bem nos últimos dias”
Foi anunciado recentemente por meio de suas redes sociais que ele dará uma pausa por tempo indeterminado na carreira.
Em casos moderados à graves para manejo de crises de ansiedade constantes essa é uma recomendação dos profissionais de psicologia e psiquiatria.
O que é a ansiedade e quando é considerada um transtorno?
A ansiedade é uma resposta natural do nosso organismo, que nos atinge cognitivamente, fisiologicamente e em nossos comportamentos. Sintomas físicos como o aumento da frequência cardíaca, sudorese, tontura e pressão no peito são comuns quando nos deparamos com essa emoção.
A ansiedade é importante para nos prepararmos para enfrentar algum desafio, planejando o que por ser feito como por exemplo, se preparar para uma entrevista de emprego, para o nascimento de um filho e favorece a adaptação às novas condições de vida.
Ela é caracterizada como um transtorno quando é constante, provocando muitas preocupações e incômodos que dominam a mente, que podem levar a evitar situações e pessoas, por exemplo. O sistema de luta e fuga está muito ativo quando se tem a ansiedade em um nível patológico, são liberados hormônios como cortisol, adrenalina e noradrenalina que causam alterações fisiológicas. O quadro é caracterizado pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva, que persiste e é de difícil controle e que acontece por seis meses no mínimo.
O excesso de ansiedade pode culminar na evitação falar em público, de aprender a dirigir, fazer e manter amizades levando ao isolamento social, por exemplo.
Existem diferentes tipos de transtorno de ansiedade:
- Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG)
- Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)
- Transtorno do Pânico (vulgo Síndrome do Pânico)
- Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)
- Fobias
Tratamento para Crise de Ansiedade
O tratamento para os transtornos de ansiedade é feito por meio de psicoterapia com um psicólogo, a abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental é a terapia padrão ouro para transtornos de ansiedade de diversas naturezas. Em casos moderados a graves de transtornos de ansiedade é necessário um tratamento conjunto com o psiquiatra para que seja avaliada a necessidade de tratamento medicamentoso com ansiolíticos ou antidepressivos.