Ansiedade não é só coisa de adulto
A ansiedade atinge cerca de 20% das crianças. Depois do TDAH, a ansiedade é o transtorno comportamental que mais leva crianças aos consultórios de psicólogos infantis e psiquiatras. Filhos de pais ansiosos têm mais chances de apresentarem a desregulação desta emoção, mas as causas são multifatoriais da ansiedade em criança.
Sintomas de ansiedade infantil:
Dificuldades no sono.
Queda no rendimento escolar.
Desmotivação.
Medos e preocupações excessivas.
Dores de cabeça.
Tonturas.
Retraimento social.
Oscilação de humor.
Irritabilidade ou apatia.
Tipos de ansiedade infantil e crianças em geral:
Transtorno de Ansiedade Generalizada.
Transtorno de Ansiedade de Separação
Fobias
Transtorno de Pânico
Transtorno de Estresse Pós-traumático
As intervenções familiares visam conscientizar a família sobre o transtorno da ansiedade em criança, auxiliá-la e aumentar a autonomia e competência da criança e fortalecer suas conquistas.
O tratamento não é focado somente na aplicação de técnicas, se faz necessário uma compreensão da criança e sobre como ela funciona em diferentes âmbitos biológicos, psicológicos, sociais e culturais em que vive.
O papel do psicólogo neste contexto é identificar sintomas por meio de uma avaliação da história de vida, padrões de comportamento e condições psicológicas.
Além de um diagnóstico correto, ele pode ajudar a desenvolver padrões mais funcionais com intervenções específicas para cada caso. Podendo psicólogo atuar junto de escolas, assistente social, psiquiatra, pediatra, dependendo da demanda da ansiedade em criança e a gravidade. Na psicoterapia com um psicólogo infantil é oferecido à criança um espaço onde por meio de atividades lúdicas ela expresse suas emoções e sentimentos.